Parece que todas as críticas a respeito das viagens anteriores do governador, sempre coincidentes com destino e datas de grandes prêmios da Fórmula Um, dessa vez deram resultado.
Segundo informações oficiais, nosso intrépido chefe de estado partiu para essa nova aventura no dia 13 de maio, um dia após o GP da Espanha e embarcará de volta ao Brasil em 25 de maio, na véspera do charmoso GP de Mônaco, a mais charmosa das corridas do circo da F1.
Betinho vai encerrar esse novo passeio na França, Mônaco é logo ali e, se ele pretende dar uma esticadinha para assistir as Ferraris, Mecedes e Willians pelas ruas de Mônaco, nós, meros súditos do rei, nunca saberemos.
Apesar desta constatação, esse novo tour da trupe do governador está repleta de fatos intrigantes. Como vem apontando o irrepreensível Cícero Cattani, em seu blog.
Segundo informações oficiais da Agência de Notícias do Estado, fazem parte da comitiva oficial do Governador o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer; o presidente da ACP, Edson Ramom; o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion; O consulto de relações internacionais do estado, Eduardo Guimarães; o empresário, Carlos H. Gusso e o cônsul da Croácia no Paraná e Santa Catarina, Ahmad Nasser.
Além de empresário, Carlos H. Gusso, assim como Richa, também é um aficionado pelo automobilismo, mas prefiro acreditar que não é esse o motivo da presença dele na comitiva oficial do governador.

…enquanto os catarinenses Carlos Henrique Gusso e Raulino Kray Junior ficaram com as respectivas segunda e terceira posições na temporada 2008. (créditos Bebel Ritzmann)
Informações preliminares dão conta de que a Croácia não possui um cônsul para os estados do Paraná e Santa Catarina. O país europeu possui no país um único consulado na cidade de São Paulo e a embaixada em Brasília. Além disso, segundo Cícero Cattani, o tal Ahmad Nasser, de cônsul não tem nada, ele é um empresário paraguaio, dono de uma boutique de luxo em Ciudad Del Este, a badalada S.A.X, loja preferida de Beto Richa e de nove entre dez personalidades do círculo de amizades de nosso querido governador.
A S.A.X é um mega empório com cinco mil metros quadrados de puro luxo e sofisticação, onde o cliente pode encontrar marcas originais como Channel, Dior, Prada, Armani e outras, com preços muito convidativos e sem que seja preciso se deslocar até Paris, NY, ou Milão. <aqui> e <aqui>


Loja S.A.X. Paraguai (créditos http://www.garotasestupidas.com)
Na terça, a Agência de Notícias do Estado, divulgou que após a visita do governador, a fábrica da Dok-ing na Croácia estaria interessada em instalar uma fábrica em terras paranaenses. Segundo o Wikipédia, a Dok-ing é uma grande empresa croata, fundada em 1992 que produz veículos terrestres não tripulados e veículos elétricos para mineração, anti minas e combate a incêndios. Seus maiores clientes são exércitos e forças aramadas espalhadas pelo globo e recentemente, a empresa vem desenvolvendo um pequeno veículo elétrico urbano, com capacidade para três passageiros e autonomia de 250 Km, oDok-ing XD.
Beleza não é?
O problema é que o tal veículo elétrico da Dok-ing é completamente inviável para o mercado brasileiro. A perspectiva é que para venda ao consumidor final na Croácia, o preço do brinquedinho seja de 108 mil dólares por unidade, ou R$ 320 mil reais, valor parecido ao de um Porsche Cayman 2.7.
E se você tivesse R$ 320 mil para torrar com um brinquedinho novo, qual escolheria?
Mas que seja, vai ver pode ser mais vantajoso para a empresa croata produzir seus novos veículos no Paraná, exclusivamente para a exportação. Mão de obra mais barata, incentivos e renúncia fiscal do governo do estado e ainda, doação de toda infra-estrutura para instalação da fábrica no estado.
Com toda essa mamata, até eu!
E se já foi feito antes, por que não fazer novamente.
Lembra nos anos noventa quando o então governador Jaime Lerner anunciou a instalação de uma montadora da Chrysler no estado? <aqui> e <aqui>
A empresa americana também ganhou incentivos fiscais, espaço físico para instalação da fábrica e a promessa de generosos financiamentos do BNDES com juros mínimos.
Onde está a fábrica da Chrysler?
Quantos empregos foram criados?
Quantos carros foram montados?
Pois é, mais uma vez a mesma história…
E pelo visto, pelo menos nessa primeira parte do tour do governador pela Europa, as notícias oficiais são puro embuste, enganação oficial, parece mais um passeio turístico de Beto Richa e seus amigos.
Enquanto isso, a galera da geral aplaude todo o empenho do governador, que continua se esforçando em produzir absolutamente nada.
Chega logo 2014!

Polaco Doido

Sem muita pretensão, um pouco de tudo