terça-feira, 18 de outubro de 2011

Solidariedade ao ministro Orlando Silva


(Feministas da Ucrânia apóiam Orlando Silva)

Há anos que acompanho esses escândalos políticos da imprensa. Minha postura constante tem sido a de afirmar que não boto a mão no fogo por ninguém, e ao mesmo tempo mostrar aos leitores as contradições gritantes, forçadas e tendenciosas que aparecem em grande parte desses escândalos midiáticos.

Em alguns casos, há de fato ilícitos e eu mesmo admiti que a imprensa conseguiu encaixar algumas bolas na caçapa este ano. Parabenizei-a tranquilamente. Acho que uma visão maniqueísta prejudica muito a luta política. Ninguém é totalmente mau, nem vilão de novela das oito.

Já afirmei que não botava a mão no fogo nem por Lula nem por Dilma - embora tenham sido afirmações mais retóricas do que verdadeiras, já que no fundo eu boto a mão no fogo sim por esses dois.

No caso do ministro Orlando Silva, contudo, eu sequer pretendo fazer essa ressalva retórica. Eu boto as duas mãos no fogo por ele, embora não saiba nada sobre a sua vida, apenas pela observação de sua postura à frente do ministério e pelas características de sua personalidade que identifico aqui de longe.

Claro que posso estar enganado. Pode ser que eu mesmo seja um psicopata com personalidade dupla e não saiba. Mas tirante a possibilidade do ministro ser um psicopata, o que acho muito pouco provável, eu confio totalmente em sua honestidade.

O ataque midiático desta vez acontece com uma virulência sinistra, e de forma coordenada. Todos os jornais, portais e Rede Globo, juntos tentando derrubar Orlando Silva. De quebra, atacam o próprio PCdoB, sua militância e tentam ridicularizar a ideologia que eles representam. É muito asqueroso. Creio que em poucos países no mundo os principais órgãos de imprensa se prestariam a um papel tão vil.

Para quem quiser se informar melhor, sugiro o acompanhamento do blog do Nassif.

Nenhum comentário:

Postar um comentário