quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mestres e Professores

 We don't need no education

Eu também acho que professor ganha pouco, 
que professor devia ser valorizado, 
que educação é importante, tudo isso.

Mas tem uma campanha de canonização dos docentes no
 Facebook que não é moleza. Todos são extremamente gratos 
aos seus professores. Todos aprenderam tudo o que sabem 
na escola. Todos são o que são - cultos, inteligentes e bem sucedidos - 
graças aos sapientíssimos mestres que tiveram. Gente de sorte.

Eu aprendi a ler em casa. Depois, na escola, precisei fingir que não sabia.
 Durante todo o primário, eu tinha crises de pânico em sala de aula. 
Crises controladas, que eu não era besta de chamar a atenção. 
No ginásio, a professora de matemática me deu zero, porque resolvi a questão 
de um jeito diferente do dela. Me mandaram ler "Helena", de Machado de Assis, 
aos 14 anos. 
Peguei uma tremenda bronca do Machado, que só curei lá pelos 20. 
Um professor foi expulso do colégio porque bolinava as alunas por baixo da mesa. 
Outros não foram flagrados. O diretor do colégio era servidor da ditadura. 
Com um pretexto qualquer, ele fechou o grêmio estudantil e expulsou seu presidente - 
o Chico Alencar, que é meu amigo até hoje, apesar das muitas divergências políticas.

Fui para a faculdade. Piorou. Ganhei um "10" com um trabalho que eu fiz de sacanagem -
 era um bestialógico do princípio ao fim, mas cheio de citações eruditas. 
Recebi nota baixíssima numa prova em que contestei a noção de "QI", 
com base no estruturalismo genético de Piaget. 
Uma das professoras mais badaladas do Instituto de Psicologia da UFRJ 
não tinha feito a própria tese de mestrado - era obra do seu marido, 
um medalhão da área. Cursei psicologia experimental sem pôr os pés no laboratório.
 Falsifiquei todos os gráficos dos ratos e recebi elogios entusiasmados do mestre. Etc, etc, etc.

Você pode achar que eu sou um dropout ressentido e rancoroso. 
Que nada. Aprendi muito em classe. Em geral, lendo um bom livro disfarçadamente. 
E tive alguns professores ótimos, que me ensinaram muito. 
Principalmente no boteco, onde a gente ia bater papo depois das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário