quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Moral e bons constumes. - Seja ético

Moral e bons constumes
Seja ético


Eu invoco com certas coisas. Por exemplo: essa propaganda toda para as pessoas serem éticas. É como se fizessem anúncio assim: "senhor ladrão, pare de roubar." Ou então: "pecadores, arrependei-vos!" Tenho dúvidas sobre a eficácia.

E quando a propaganda resolve explicar o que é ser ético?

Não pode comprar produto pirata. Eu entendi bem? Uma pessoa decente compra um tênis de marca feito com trabalho escravo na China, por 400 pratas, e evita um igualzinho fabricado aqui em Cascadura, que custa 50? É isso?

Não pode molhar a mão do guarda. Eu até concordo. Mas e quando o cara é achacado? O polícia descobre que o extintor de incêndio está vencido e ameaça rebocar teu carro com as crianças dentro. Você faz o quê? Eu solto um galo na mão do meliante. Se for preciso, uma perna. Isso não é suborno. É pagamento de "proteção", no melhor estilo mafioso.

Não pode baixar música de graça na internet. Tem que pagar um preço absurdo por um disco e encher os cofres da indústria fonográfica. Não pode comprar DVD no seu camelô de confiança. E assim por diante.

A ética não tem nada a ver com solidariedade, justiça social, direitos humanos. A ética se resume a pagar direitinho, sem bufar. Dar prejuízo ao sistema é uma tremenda falha de caráter.

Mas o pior, o pior mesmo, é aguentar a existência de um certo "Instituto de Ética Empresarial". Como é que é? Ética empresarial??? Parece questão de prova de português. Cite um exemplo de oximoro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário