quarta-feira, 18 de junho de 2014

Merval e o tirano fujão

Merval e as supostas ameaças a Barbosa

Por Motta Araujo
MERVAL PEREIRA, consagrado porta-voz, patrono e aliado do Ministro Joaquim Barbosa, se supera no comentário da CBN de ontem. Faz um enrolado passeio por supostas "ameaças" de quem? De advogado dos réus? Quem ameaçou quem? Merval insinua, mas não diz o como, o quem, o porque. Um comentário de tolices sem pé nem cabeça. Fala em casos de traficantes que ameaçam juízes, quem é o traficante na AP 470?  Diz sobre juízes sem rosto por causa de ameaças, esse jornalista está DELIRANDO como seu apadrinhado, pedir para pautar um agravo regimental é ameaça?
Qual advogado ameaçou o Relator?
Juízes podem ser ameaçados e nem por isso renunciam a seus cargos,  políticos, delegados e promotores  também podem ser alvo de ameaças quando contrariam interesses, isso é mais velho que o Mosteiro dos Jerônimos e não é por isso que todas esses agentes do Estado saem correndo.
Merval perdeu uma boa oportunidade de não repetir bobagens desse nível, a situação é bem mais simples, o Ministro Relator conseguiu virar contra ele o Tribunal inteiro, os advogados não só da AP 470 mas o conjunto dos advogados do País representados pela OAB nacional, os juízes do Pais, representados por suas três associações, fechou sua atuação segurando os recursos dos réus e não colocando para votação do Plenário para não ser derrotado,
Merval agora NÃO CONSEGUE SE SOLTAR do apadrinhamento, não sabe mais o que dizer, queimou seu fardão defendendo o indefensável, uma cara de pastel com bigode, ficou muito mal esse comentário,
Merval está corregando um baú nas costas e não tem como descarregar.

Os problemas na passagem de Barbosa pela presidência do STF

Por Luiz OP
Parabéns pela sua análise, Nassif. Trata-se de uma análise bastante objetiva e adequada sobre o despreparo emocional do senhor Joaquim Barbosa. Seu problema emocional já havia sido percebido pelo pessoal do Itamarati, quando Barbosa foi rejeitado na carreira diplomática. Até aí, ok, talvez não fosse seu perfil. Mas Barbosa foi um presidente do STF que deixou demais a desejar e que, além disso, nunca se comportou de forma condizente com aquela que se espera de um juiz de alto nível:
1) Ele teria ocultado evidências dos seus pares no julgamento da AP 470, que, se tivessem sido expostas, teriam livrado várias pessoas da prisão. Essa parte é extermamente grave e esse julgamento está, inclusive, sujeito a anulação. Se for levado à Corte da OEA, será desmoralizado. Sem falar no fato de que poderá ser desmoralizado pela Justiça italiana, conforme se desenvolver a análise judicial do caso Pizzolato. Já pensaram: duas Cortes de alto nível desqualificando o julgamento do mensalão petista? (por que o mensalão tucano jamais será julgado).
2) Ele se comportou-se não como um juiz, mas como um promotor no julgamento supracitado. Na questão das prisões e do trabalho de alguns presos, foi pior, comportou-se como carrasco, inclusive batendo de frente com seus pares, sendo, em vários momentos, extremamente deselegante.
3) Ele maltratou profissionais de mídia e advogados, de forma descontrolada e dissonante daquela que seria adequada a um juiz altamente qualificado.
4) Ainda com respeito à corrupção, em nenhum momento ele procurou aprofundar as fontes do chamado valerioduto. Ele foi seletivo no seu "combate à corrupção". Escolheu bem com quem mexer. 
5) Ele não moveu uma palha para legitimar a Operação Satiagraha, uma das maiores operações feitas pela Polícia Federal.
6) Ele, tampouco, não contribuiu para melhorar em nada, nada, a eficiência do Poder Judiciário, que continua levando anos para julgar processos. O Judiciário consegue, a meu ver, ser o menos eficiente dos três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), por que nos dois outros, pelos menos podemos tentar mudar as coisas a cada eleição.
7) Por fim, lamentavelmente, o senhor Joaquim Barbosa sai por baixo, atacado pela OAB, sem o respeito da classe jurídica e de seus pares. Será defendido apenas por aqueles que acreditaram na grande mídia que o "vendeu" como herói.
Que me desculpe quem pensar contra, mas o senhor Barbosa foi um grave erro do estimado presidente Lula, que tantos acertos teve e que já entrou para a história com um dos maiores presidentes do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário