quarta-feira, 4 de junho de 2014

"A mídia nativa venceu"

A arte de contar mentiras falando apenas a verdade

Por JBzinho

Realidade das coisas? Um jornalista pode ir no Bronx, fazer uma reportagem sobre a miséria de um pardieiro local, sobre a violência e dizer que os EUA são aquele lixo. Ou ir a Harvard, reportar o conhecimento gerado por lá e dizer que os EUA são aquela maravilha. 
Posso ir à periferia e dizer que o país é um antro de viciados. Ou posso ir à periferia, assistir os saraus, e dizer que uma nova cultura floresce no país.
Posso construir várias mentiras contando apenas verdades.
Por exemplo, somar as matérias sobre violência, sobre palafitas, sobre corrupção e dizer que o Brasil não presta. Ou mostrar as conferencias de educação, a mobilização nacional que resultou no PNE, o sistema financeiro brasileiro, os prédios da Vila Olimpia, as políticas inclusivas e dizer que o Brasil atingiu a modernidade.
Captou?

Em vídeo para trabalho

Em vídeo para trabalho escolar, adolescentes ensinam como é fácil manipular, ou melhor, inverter a lógica de uma notícia. No exemplo, um bairro tranquilo se transforma num bairro violento. Como? Basta uma edição básica de vídeo.
Vale refletir sobre o que disse o locutor do vídeo: se um vídeo amador feito por adolescentes é eficaz para deturpar uma realidade, imagine então do que são capazes os profissionais experientes e bem pagos e com equipamentos de última geração para passar ao telespectador a notícia ao sabor do que querem os donos da mídia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário