Para refrescar a memória do querido leitor.
Ícaro é uma personagem da mitologia grega que para escapar do exílio na ilha de Creta, construiu asas e um mecanismo voador com penas de gaivota e cera do mel de abelhas. O mecanismo voador funcionou e Ícaro juntamente seu pai, Dédalo, conseguiram voar para fora a ilha. Porem, Ícaro não deu atenção aos avisos de Dédalo e ao voar acima dos limites estabelecidos, o calor do Sol derreteu a cera que unia os componentes de seu equipamento voador e nosso herói mergulhou para a morte certa nas águas do mar Egeu.
Nosso intrépido voador e governador do estado, Carlos Alberto tem verdadeira fascinação por máquinas voadoras. Durante a campanha eleitoral de 2010, prometeu a seu eleitorado que iria povoar os céus paranaenses de helicópteros para que os paranaenses pudessem se deslocar de suas cidades e receber diversos tipos de atendimentos em centros urbanos melhor equipados. Ele também prometeu iniciar ao processo de renovação da frota aérea do estado.
Particularmente, acho muito positiva as duas iniciativas. O estado do Paraná é realmente muito extenso e a maneira mais rápida e segura de nossos dirigentes ou enfermos descolarem-se pelo território do estado é mesmo o transporte aéreo.
Mas as praticas de Richa, como bom tucano que é, quase nunca acompanham o raciocínio do discurso e das promessas.
Passados 28 meses de seu mandato, o estado ainda não adquiriu nenhuma nova aeronave. A única nova aquisição é um King Air 250, adquirido por R$ 16.923.792,00 pela empresa estatal de energia, Copel e colocada a disposição do executivo do estado. Para os líderes da oposição na Assembléia legislativa esta manobra é ilegal e o processo está sendo investigado.
Mas a coisa não termina aqui.
O Competente Celso Nascimento em sua coluna na Gazeta do Povo, nos últimos dias tem soltado notas tímidas a respeito das máquinas voadoras do Governo Richa.
Em abril de 2011, o empresário Eloy Beisuz, proprietário da empresa de taxi aéreo, Helisul, que desde o inicio do governo Richa presta serviços de locação de aeronaves para o estado, Comprou uma das sucatas voadoras do governo por módicos R$ 449 mil. Um King Air ano 1968, que segundo nossos intrépidos governantes, não tinha mais nenhuma condição de uso. 
Em sua coluna de 18/04/2013, Celso Nascimento informa que esta mesma aeronave sem condições de uso, hoje serve de transporte aéreo para a Assembléia legislativa, alugada pela própria Helisul, por nada menos que R$ 2.250 mil por apenas 300 horas de voo por ano!
Não, não pode! Deixa ver se eu entendi?
O governo do estado vendeu o avião por R$ 449 mil e agora paga aluguel de R$ 2,25 milhões /ano para utilizar este mesmo avião que foi vendido e que não tinha mínimas condições de uso?
Onde está a lógica disso?

Um King Air zerinho, cheio de confortos e frufrus custa 17 milhões. Não seria muito mais coerentee inteligente comprar um avião novo e locar apenas os serviços de manutenção desta nova aeronave? Ou, quem sabe, reformar a aeronave antiga e coloca-la em uso, como fizeram os geniais administradores da Helisul.

Mas não para por aí:
Lembra que o governador também iria comprar novos helicópteros?
Pois bem, no inicio de 2012 o governo deu inicio ao processo de concorrência pública internacional para adquirir um novo avião de rosca para o estado com valor máximo de R$ 15.590.840,06.
Em 4 de março, sei lá porque cargas d’água, o governo decidiu cancelar o processo licitatório.
Espantosamente, em 15 de março, o governo do estado, abre concorrência para locação da mesma aeronave cuja compra havia sido cancelada dias antes! E pelo valor de R$ 4.581 mil /ano.
Com pouco mais de 3 anos de aluguel daria para comprar um avião de rosca novinho! Que tipo de maluco faz um negócio desses?
Coisa de louco!
Ganha um pirulito Pirocóptero o primeiro comentarista que acertar qual será a empresa de taxi aéreo que vai levar essa licitação.
Dou até dica:
Chuto que será a mesma vencedora de todos os processos licitatórios, ou não, para fornecer o serviço de transporte aéreo para o estado!
Não será de se espantar se ao fim do Governo Beto Richa a Helisul torne-se a maior empresa de taxi aéreo do mundo. Com todo esse arrego do estado, até eu que não entendo pisirica de negócios.
É leitor, sou completamente contrário às privatizações, mas neste caso específico, tenho a nítida impressão que sairia muito mais barato se o governo privatizasse de vez o transporte aéreo dos poderes executivo e legislativos.
O que o governo está fazendo é a forma mais vil e mesquinha de capitalismo, o “capitalismo de patota” onde se pega o que foi construído e comprado com o dinheiro de todos, através dos impostos e se entrega a um grupo pré-estabelecido de amigos do rei para uso e lucro destes amigos.
O Governo Richa consegue a proeza de ser muito pior do que até os mais pessimistas poderiam imaginar.
Será que o estado sobreviverá até outubro de 2014?
Polaco Doido