quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Canal do Sertão


Os cães ladram e a caravana passa...


Canal do Sertão entra em operação.

Da Redação, com assessoria
Após a conclusão dos primeiros testes das bombas do Canal do Sertão, a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas entrou em operação na noite desta segunda-feira (28). O anúncio foi feito via Twitter pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, que estão em Delmiro Gouveia nesta terça-feira (29) para acompanhar o bombeamento das primeiras águas ao longo dos 65 quilômetros iniciais do canal.
O início da operação do Canal do Sertão vai permitir a distribuição de água ao longo dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca, já na divisa com Olho D’Água do Casado.
“Testes concluídos no Canal do Sertão. Neste exato momento está chegando água no canal. Confesso minha emoção com a notícia. Estarei lá para comemorar com os trabalhadores esse momento histórico para Alagoas e nosso Sertão. Que Deus nos abençoe e abençoe o povo sertanejo do nosso Estado”, publicou em seu Twitter o governador Teotonio Vilela, após receber de técnicos a notícia do acionamento das bombas.
O secretário Marco Fireman também comentou o assunto na rede social. “Se o Canal do Sertão era um sonho, neste exato momento podemos dizer: agora ele é realidade, alagoanos e alagoanas!”, comemorou Fireman.
canal do sertão
De acordo com o governo, a inauguração oficial dos primeiros trechos do Canal do Sertão será agendada para depois do Carnaval, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
No início da manhã desta terça-feira, a água já atingia o km 16 do canal e a perspectiva é de que dentro de uma semana a água alcance o km 65. Para a inauguração, a lâmina de água que percorrerá o canal terá 1,9 m de altura. Quando a obra estiver totalmente finalizada a altura será de 2,8 m.
Obra
Inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste. Ele alcança 42 municípios e mais de 1 milhão de alagoanos, levando água para a população sertaneja anualmente atingida pela seca.
O Governo do Estado concluiu os dois primeiros trechos do canal, alcançando o km 65, e as obras do terceiro trecho (foto abaixo) já foram iniciadas, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Quando estiver concluído, o Canal do Sertão alcançará a marca de 250 km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.
canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário