quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

1981 - Flamengo Campeão do Mundo



Hoje faz 30 anos que o Flamengo arrasou com o Liverpool em Tóquio. Primeiro teve que ganhar a Copa Libertadores da América. E não era essa moleza de hoje, não...

Certo. Exagerei. Não chega a ser facinho, hoje em dia. Mas em 1981 o jogo em Tóquio foi o encerramento de uma verdadeira epopeia.

Times brasileiros que ganharam a Libertadores, antes do Flamengo, só o Santos e o Cruzeiro. Mas o Cruzeiro bateu na trave e perdeu o Mundial Interclubes para o Bayern de Munique. E até o Santos desistiu de disputar o torneio, em 1966, porque a roubalheira era demais.

Na época não havia trinta e tantas câmeras espalhadas pelo estádio, muito menos a onipresença dos celulares na arquibancada, gravando de muitos ângulos cada lance de jogo. A barra era pesada. Nos jogos finais, contra o Cobreloa, do Chile, um facínora chamado Mario Soto entrou em campo com um anel que era uma espécie de soqueira. Quase arrancou fora um olho do Lico.

Depois de uma vitória para cada lado, teve a "negra" em campo neutro - Montevidéu. Finzinho do jogo, o Fla ganhando fácil de 2 x 0, o técnico Paulo Cesar Carpegiani botou o Anselmo em campo com uma tarefa específica: acabar com o Mario Soto. O Anselmo entrou, deu um murro no chileno, deixou o cara nocauteado, foi expulso e saiu para a glória junto à nação rubro-negra.

Postado por Joel Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário