segunda-feira, 3 de junho de 2013

Lula, você está errado!

Lula, você está errado!

3 de Jun de 2013 | 16:18
Permitam-me discordar frontalmente do que disse Lula em entrevista ao jornal peruano La República, reproduzido pela Folha, quando ele diz que tem “um pequeno problema” com a imprensa.
“Quando critico a imprensa, eles dizem que os estou atacando. Quando me atacam, dizem que estão criticando”, afirmou Lula, acrescentando, porém, que “nunca um jornal ou canal de TV deixou de receber publicidade do governo” porque o criticavam.
Ora, Lula sempre tratou muito bem os jornais e os jornalistas.
Não tem problema algum no seu relacionamento com eles.
A imprensa – comercial – é que tem problemas com Lula, desde que ele chegou ao poder.
E não é por falta de verbas publicitárias.
É porque a imprensa brasileira é uma instituição elitista e colonial.
Dois posts atrás falei da questão  dos direitos trabalhistas das domésticas. Os problemas dos patrões em pagá-las ocupou páginas e páginas de jornal. Já o drama de trabalhadoras humildes, postas no olho da rua quase sem direito algum, você lembra de ter visto em letra de forma ou em matérias de TV?
E vai assim: sofrimento dos pobres só ganha as páginas quando serve para atacar os governos que olham por eles. O aumento de salário é inflacionário, aumento de consumo é inflacionário, crédito popular é inflacionário, tudo o que é bom para o povo é desastroso para o país.
Nada vai dar certo, a Copa será um fracasso, o PIB será um fracasso, a Petrobras é um fracasso, o Brasil vai fracassar.
Enquanto isso, vão ganhando dinheiro, muito dinheiro.
Lula – como antes Brizola, Jango, Getúlio – nunca tirou um tostão dos ricos. Ao contrário, estes não deixaram de cevar-se em seus governos. Idem a mídia. No Governo Vargas, Roberto Marinho, Assis Chateaubriand e até Carlos Lacerda deviam os tubos ao Banco do Brasil. Mas só Samuel Wainer apanhou por isso, desqualificado como “um judeu da Bessarábia”.
Quem tem um problema não é Lula. É a imprensa brasileira.
E o problema não é pequeno, é imenso.
Porque, salvo exceções,  grande parte dela tem nojo do povo brasileiro. Odeia a ideia de um Brasil desenvolvido e soberano. Odeia, por isso, as massas populares e tem arrepios quando o nosso país ergue a cabeça.
Natural, quem tem alma de vassalo acha incompreensível a dignidade.
Lula lhes é intragável por uma simples razão: é – e não renega ser, para agradá-la – um filho legítimo do povo brasileiro.

Por:  Fernando Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário