segunda-feira, 11 de julho de 2011

MATARAM FACUNDO CABRAL

O cantor argentino Facundo Cabral foi assassinado no passado sábado, na Guatemala.
O cantor de 74 anos dirigia-se para o aeroporto da capital daquele país na madrugada do dia 9 de Julho, quando três veículos interceptaram o seu automóvel e o cobriram de balas.

Aparentemente, o alvo do ataque era o promotor de concertos Henry Farinas, o qual ficou apenas ferido.

O desaparecimento do cantor folk já suscitou reacções do Presidente argentino, Alvaro Colom, o qual caracterizou o ataque de «um acto cobarde». Como homenagem a Cabral, Colom decretou três dias de luto.

Também o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Argentina e os Presidentes da Guatemala, Equador, Colombia e Venezuela já tornaram públicas as suas condolências.

Por agora, as autoridades desconhecem a identidade dos autores dos disparos. Um dos carros utilizados para a emboscada foi encontrado abandonado umas horas depois do assassinato.

Facundo Cabral ganhou fama durante os tempos de protestos nos anos 70 argentinos. O cantor de intervenção deixou para a história um punhado de edições de onde se destaca o clássico do cancioneiro sul-americano, 'No Soy de Aqui ni Alla', o qual pode ouvir em baixo.

Em 1996, Cabral foi considerado um 'mensageiro da paz mundial' pela UNESCO.

A sua vida acabou por ficar sempre marcada pela tragédia. Em 1978, o cantor perdeu a mulher e a filha bebé num acidente de avião.

«Facundo Cabral faleceu mas a sua música nunca vai morrer. Tal como John Lennon morreu e a sua música não. Cabral não era apenas do seu país. Era um homem universal», disse um fã à Reuters.

Dada a taxa de mortas violentas na Guatemala, o assassinato de Cabral vai ser investigado por uma Comissão da ONU contra a Impunidade na Guatemala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário